Tentativa de Comunicação da Gendercare com o SUS

Temos procurado nos comunicar com o SUS, pois achamos importante podermos participar dos critéios e das avaliações autorizadas pelo SUS para as cirurgias de readequação genital (SRS).

Nossos laudos são aceitos em todo o mundo, e gostaríamos de vê-los aceitos nas cirurgias gratuitas a serem realizadas pelo SUS, e gostaríamos de sugerir e discutir sobre as diretrizes do programa, devido à nossa experiência nesse assunto, e inclusive nossa ativa participação internacional no estabelecimento de critérios e protocolos sobre o assunto.

Enviamos um email para várias pessoas do SUS, principalmente para a Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, que transcrevemos a seguir:

De: Torrwad
Enviada: sáb 17/05/2008 09:20
Para: Márcia Bassit Lameiro da Costa Mazzoli
Assunto: Programa de cirurgias de redesignação sexual do SUS

Prezada Dra.Marcia Bassit,

Surgiu na midia a noticia do cadastramento de pessoas para cirurgias de mudança de sexo ( de redesignação sexual) pelo SUS.

Somos uma clinica virtual de gênero - a primeira do Brasil e uma das primeiras do mundo - a avaliar e referendar pessoas para essas cirurgias, para cirurgiões de primeira linha em todo o mundo. Esses cirurgiões hoje em dia, como o Dr.Suporn, Dr.Kamol, Preecha e Kunaporn - fazem cirurgias perfeitas - do masculino para o feminino (MtF SRS). Também trabalhamos com os melhores do Brasil, como o Dr.Jurado e Dr.Cury.

Sou uma Mestre em Sexologia, também engenheira e filósofa, escrevi "Meu Sexo Real", publicado em 1998 pela Ed. Vozes - sob o pseudonimo de Martha Freitas, e fundei essa clinica - www.gendercare.com, há mais de 6 anos.

Desenvolvemos métodos, avaliamos pessoas em 4 linguas, temos pacientes nos 5 continentes, liberamos cirurgias no mundo inteiro, temos centenas de pacientes avaliados, dezenas deles operados, com pleno sucesso.

Sou membro da HBIGDA - Harry Benjamin International Gender Dysphoria Association - hoje WPATH - World Professional Association for Transgender Health - a entidade internacional que estabeleceu os Standards of Care - SOC - no qual se baseou o CFM para suas resoluções no Brasil. Sou membro titular, participo dos meetings bianuais, e estamos revendo os SOC que terá sua 7ª versão proximamente.

Gostaria de qualificar nossa clinica para trabalharmos em cooperação com o SUS.

Gostaríamos de poder avaliar pessoas para o SUS.

Nossas avaliações são extremamente precisas, eficientes, rápidas - e muito mais baratas, do que as tradicionais.

Somos uma clinica de gênero - somos especializados nisso.

E sou brasileira - sou sexóloga e fui paciente - e gostaria de colaborar com o SUS.

Também tememos pela QUALIDADE das cirurgias, pois no Brasil, muitos cirurgiões têm improvisado, ao invés de se instruirem nas melhores técnicas, e nas cirurgias gratuitas têm MUTILADO muitas moças MtF de forma irrecuperável - levando algumas ao suicídio.

Podemos colaborar, orientando para que o programa do SUS considere a devida capacitação dos cirurgiões, pois os cirurgiões com quem trabalhamos estão dispostos a aceitar brasileiros em suas clínicas para transferirem know how das melhores cirurgias. Podemos fazer esse contato, agendar treinamentos.

Gostaria de poder contatar Dra. Ana Maria Costa - que na midia aparece como a responsável pelo programa - de poder contatar a direção desse programa no SUS - para mostrar nossa qualificação, nosso trabalho, nossa experiência internacional.

Somos também porta-vozes, e participantes do Board da OII-Organisation Intersex International - sediada no Canada.

Achamos que seria um desperdício - não ser aproveitada nossa experiência em terapia de gênero, nossa experiência que hoje é mais reconhecida internacionalmente, que dentro de meu próprio país.

Obrigada.

Dra.Wal Torres, MSc.
www.gendercare.com
Gendercare Gender Clinic
OII-Organisation Intersex International
HBIGDA/WPATH member
SCTPLS member
NYAS member

Recebemos como resposta de Dra.Marcia Bassit o seguinte email:

From: Márcia Bassit Lameiro da Costa Mazzoli
To: Ana Maria Costa ; Alberto Beltrame ; Adson Roberto França Santos
Cc: Torrwad
Sent: Tuesday, May 27, 2008 1:42 AM
Subject: [Polesoft Antispam]ENC: Programa de cirurgias de redesignação sexual do SUS

Prezada Dra. Wal Torres,

Estou encaminhando o seu e-mail às àreas e responsáveis, no Ministério da Saúde, pelo tema para que possam ser prestados os esclarecimentos necessários relativamente às propostas apresentadas, no âmbito do SUS.

Atenciosamente,

Márcia Bassit

Secretária Executiva

Estamos aguardando o contato do SUS para que possamos nos apresentar e discutir o assunto.
São Paulo, 07 de Junho de 2008.

Dra.Wal Torres
Gendercare

website stat